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Neste artigo você vai descobrir as diferenças e similaridades entre marketing, publicidade e propaganda. E vai perceber que as três juntas podem maximizar seus resultados. Afinal, publicidade e propaganda fazem parte do marketing.

Se você já se confundiu alguma vez sobre isso, fique tranquilo! Todos nós já tivemos a mesma dúvida. Por isso, vamos explicar aqui neste artigo qual a diferença entre elas, como estão relacionadas e como usar o Marketing no contexto do mundo digital.

 
 
 

O que é Publicidade?

 

Publicidade vêm de tornar algo público, de publicar, divulgar ou expor. Na verdade, publicidade vem de uma palavra em latim “públicos” que significa público.

 
 
 

Assim a publicidade tem por objetivo divulgar um produto ou serviço, geralmente com o objetivo de gerar um resultado comercial, seja por meio de vendas, valorização da marca, fidelização de clientes, etc.

 
 
 

Então quando falamos em publicidade estamos nos referindo às técnicas e ferramentas de divulgação, geralmente divulgação de grande escala. A publicidade faz parte das engrenagens sociais, afinal é um tipo de comunicação de massa, do emissor ao receptor.

 

A publicidade é usada por políticos em campanhas, por governos ao justificar uma guerra, pelos ativistas em busca de representatividade, por jornalistas para noticiar fatos, ou seja, está em todo lugar.

 
 
 

A comunicação muda constantemente bem como a publicidade também muda e por isso os profissionais desta área estão sempre antenados nas mudanças e tendências do mundo.

 
 
 

Então, podemos dizer que a publicidade é uma das estratégias de marketing. Pois é a forma de divulgar para atingir um público. Pode ser um texto, uma imagem, um vídeo, etc.

 
 
 

O que é Propaganda?

 

Propaganda vêm do significado de propagar ou promover, em latim. Objetivo da propaganda é propagar uma mensagem, seja ela um ideal, conceito, valor, estilo de vida, visão, missão, etc.

 
 
 

Enquanto a publicidade é o ato de divulgar, a propaganda é o ato de persuadir o público com algum gatilho. No geral as duas andam juntas, afinal ao fazer uma publicidade deseja-se passar uma mensagem, ou propagar uma ideia.

 

Por isso na propaganda estão as frases de impacto, as imagens virais, os vídeos inspiradores e os slogans memoráveis.

 
 
 

Já percebeu que falamos propaganda eleitoral e não publicidade eleitoral? Justamente pelo fato dos candidatos e partidos políticos estarem divulgando um ideal, uma visão de mundo.

 
 
 

A publicidade aliada a propaganda pode ditar modas, estilos de vida, levar uma marca ou pessoa ao estrelato, tornar um produto em algo de desejo, etc. Mas se der errado pode levar empresas à falência e acabar com carreiras inteiras.

 
 
 

A comunicação tem um grande poder na sociedade. E a forma como propagamos determinadas coisas podem impactar diretamente a vida das pessoas e das organizações. Então, podemos dizer que a propaganda também é uma das estratégias de marketing. Pois é a forma de se comunicar com o seu público.

 
 
 

E o que é Marketing?

 

Marketing é uma palavra em inglês que vêm de market, que significa “mercado”. Porém, alguns dão como origem a palavra em latim mercari, que significa negociar.

 

Ou seja, marketing está relacionado a interação comercial, entre o ofertante e o consumidor. Logo vemos que é uma interação muito mais profunda do que a publicidade e a propaganda.

 
 
 

Hoje ao falarmos em marketing entendemos como todas as técnicas e ferramentas que compões as interações de mercado, compra e venda, tendo como foto a forma como o público se comporta e como o negócio se posiciona para atingir seus objetivos mercadológicos.

 
 
 

“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. Raimar Richers

 

“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Philip Kotler

 

Os 4Ps do Marketing

 

Tradicionalmente o marketing está apoiado nos 4P, que são: Produto, Preço, Ponto, Promoção. Com base nestes pilares podemos entender melhor o Marketing:

 

Produto:

 

É o que a organização tem a oferecer. O produto satisfaz uma necessidade específica de um grupo de pessoas. Aqui entra o conceito de Oferta e Demanda, ou seja, você tem a oferta de um produto e o cliente tem uma demanda (necessidade) daquele produto.

 

Lembre-se que quando falamos em produto estamos falando de algo que pode ser comercializado, como um bem de consumo, serviço, propriedade intelectual, obra de arte, imagem, etc.

 
 
 

Ponto:

 

Ou praça, é onde o negócio está localizado. Um negócio precisa estar localizado próximo de seu público, por isso que uma padaria fica em uma via movimentada, uma papelaria fica próximo de um colégio, e uma barraca de água de coco tem como ponto no calçadão de uma praia.

 

A localização, praça ou ponto, é uma das principais estratégias de marketing. Não é coincidência que grande marcas pagam caro para ter o melhor ponto de uma região ou mesmo cidade. Mas sempre a localização irá depender do produto e do público-alvo.

 
 
 

Preço:

 

É o valor cobrado para que o cliente compre um determinado produto. Estabelecer o preço correto é fundamental, pois vender barato pode significar redução de lucro, e preços altos podem reduzir as vendas.

 

O preço de uma garrafa de água no meio do deserto vai ser muito diferente do preço de uma garrafa de água no centro da cidade de São Paulo. Em cada um dos casos o cliente estará disposto a pagar um preço diferente pela garrafa de água.

 
 
 

Promoção:

 

Aqui entra o ponto mais importante deste artigo. Como você promove um produto? Exatamente, usando publicidade e propaganda. Neste pilar do marketing que entram as técnicas e ferramentas de divulgação e persuasão.

 

A publicidade e a propaganda precisam definir quais os produtos, os preços, ponto e onde comprar, para poder fazer uma boa divulgação.

 
 
 

Note que promoção vêm de promover, e não de oferecer descontos. Quando é oferecido descontos devemos chamar de Oferta. Porém normalmente os períodos de ofertas devem ser divulgados para que os clientes saibam e possam comprar, por isso que geralmente toda a oferta vêm com uma promoção.

 
 
 

O que é o Marketing Digital?

 

O marketing digital hoje é uma das principais estratégias de marketing, afinal a internet é o meio de comunicação mais poderoso que existe. O Marketing Digital se baseia em usar as ferramentas disponíveis na internet para divulgar e promover produtos com eficiência, focando em públicos bem segmentados e com alta densidade de informações e estatísticas de todos os tipos.

 
 
 

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