Escolha uma Página

Veja neste artigo o que é Marketing, e como o Marketing se tornou Digital. Qual a importância e o impacto que o marketing gera na sociedade atual, e como usar esse poder ao seu favor no mundo dos negócios de forma estratégica.

Mais em alta do que nunca, o Marketing Digital vem se tornando uma das principais estratégias de empresas e de pessoas físicas. Por meio do Marketing é possível promover produtos, serviços e até mesmo pessoas.

 

Mas o que é Marketing?

Marketing é uma palavra em inglês que vêm de market, que significa “mercado”. Porém, alguns dão como origem a palavra em latim mercari, que significa negociar.

 

Ou seja, marketing está relacionado a interação comercial, entre o ofertante e o consumidor. Logo vemos que é uma interação muito mais profunda do que a publicidade e a propaganda.

 

Hoje ao falarmos em marketing entendemos como todas as técnicas e ferramentas que compões as interações de mercado, compra e venda, tendo como foto a forma como o público se comporta e como o negócio se posiciona para atingir seus objetivos mercadológicos.

“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. Raimar Richers

“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Philip Kotler

 

Marketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem como objetivo criar e entregar valor para um dado mercado, obtendo resultados positivos no que se refere a aspectos como lucros, posicionamentos de mercado e valor da marca. Ou seja, cabe ao marketing identificar as necessidades e desejos dos clientes, direcionando os esforços para os setores cuja empresa é capacitada para atender.

 

Desde seu surgimento o marketing evoluiu, em tempo não muito distante a divulgação era apenas realizada por meio do “boca a boca”, jornais, revistas, entre outras fontes de comunicação. A internet teve seu início nos anos 60, mais somente ao fim da década de 80 com a veiculação de banners (imagens, fotos ou letreiros) nos primeiros serviços de assinatura de internet nos EUA, sem que pudessem receber cliques dos usuários, começava-se a vislumbrar a oportunidade de realizar marketing de forma digital.

 

Foi durante a década de 90 que a população teve mais acesso à internet em casa ou no trabalho, e com esse aumento surgiu o comércio eletrônico como: leilões online e compras eletrônicas. Também surgiu os blogs, sites de informação e conteúdo, e o começo das redes sociais.

 

No entanto, foi com o surgimento do Google, o maior portal de busca do mundo, que as inovações aceleraram e foram se incorporando ao Marketing. A partir dos mecanismos de busca, surgiu o SEO (Search Engine Optimization que em português significa – otimização para mecanismos de busca), a partir dos blogs surgiu o marketing de conteúdo, a partir do Facebook, surgiu marketing de redes sociais, a partir da popularização do Youtube, surgiu a incorporação de vídeos para o marketing.

 

Foi no meio dessa revolução da comunicação, informação e tecnologia que o marketing se inseriu dentro de todos os meios online e digital, dando então origem ao Marketing Digital.

 

O Marketing Digital

O marketing digital veio com o objetivo de ser menos invasivo e mais receptivo, fazendo com que o cliente encontre a empresa com facilidade para que obtenha o produto que deseja sem se sentir invadido por propagandas e vendedores.

O marketing digital não é simplesmente anunciar na internet, mas sim falar a linguagem do seu público e o que é de seu interesse, estar presente onde ele estiver e estimular seus clientes a falarem bem de sua marca, recomendando-a de forma espontânea, simplesmente porque eles se sentiram satisfeitos e principalmente: não dar motivos para que falem mal de sua marca, e neste caso procurar solucionar os problemas/queixas, fidelizando seus clientes e atraindo-os, pois, a voz das pessoas vem tomando um espaço muito maior no mercado.

“Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.”

Nail Patel

 

É notável também que cada vez mais as empresas entendem a importância do marketing digital para os resultados dos seus negócios. Principalmente por atrair oportunidades, gerar relacionamentos e fortalecer a marca. Fazer o Marketing digital é promover a sua marca e seus produtos através das mídias digitais, e o melhor de tudo é que você não precisa de grandes investimentos para fazer sua marca chegar até este público.

 

Marketing Digital é Estratégia

 

Se você está aprendendo mais sobre marketing digital ou deseja começar a trabalhar nessa área, tenha uma certeza: Marketing Digital é Estratégia.

Sem uma estratégia bem definida e bem planejada provavelmente seu Marketing será um fracasso total.

E infelizmente hoje a maioria dos conteúdos sobre marketing digital limitam-se em uma sucessão de dicas técnicas, de guias práticos, de como obter resultado rápido ou como ir pelo caminho mais fácil.

 

“Aí que mora o perigo”, pois muitas pessoas começam a “fazer marketing digital”, não alcançam os resultados esperados e por sua vez acabam achando o mercado de marketing digital saturado ou difícil.

 

O mercado de marketing digital está longe de estar saturado. Na verdade, o mercado está carente de bons profissionais, pessoas que pensam o marketing de forma estratégica e sistemática.

 

A maioria das pessoas que se dizem trabalhar com Marketing trabalham com anúncios. E por isso a internet está cheio de anunciantes medíocres. Talvez por isso que muitos tem medo ou receio de comprarem pela internet.

 
 

Além disso, mas ferramentas e técnicas de marketing estão cada vez mais fáceis e acessíveis, com programas que automatizam boa parte do trabalho e que são desenhados para ter uma interface amigável e simples.

 

Mas a questão é: “Se o marketing não for estratégico, nenhuma ferramenta vai ser boa, nenhuma técnica vai ser fácil e nenhuma campanha vai dar resultado.”

 

Existem alguns fundamentos que dão estrutura a um marketing digital de sucesso. Ao criar esses fundamentos percebemos que existe uma lógica por trás dos casos de sucesso, e por isso desenvolvemos a Fórmula Fundamental do Marketing Digital.

Se você dominar todos os fundamentos apresentados nesta fórmula, a sua chance se construir um Marketing Digital de sucesso é muito grande. São fundamentos simples que precisam ser seguidos rigorosamente. E você pode ter esse material de graça, click aqui e baixe o e-book grátis.

 

Gostou do conteúdo? Então deixe seu Gostei, e comente o que você achou. Baixe o eBook e tenha uma ótima leitura.

Modular Cursos online