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Veja neste artigo como se tornar um Estrategista de Marketing Digital, o que é necessário ser, ter e fazer para alcançar o seu objetivo. E descubra uma oportunidade única no mercado!

Se você chegou até aqui, deve saber que o marketing digital é pautado em estratégias. E o marketing digital é uma área muito grande, com diversas ramificações e influências.

Então, como se tornar um estrategista? Com base no curso de Marketing Digital Estratégico, separamos para você alguns pontos primordiais para quem quer se tornar um estrategista de marketing. Esses 6 pilares que são apresentados aqui foram elencados por profissionais de marketing.

 

 

1) Visão de Negócio

 

 

Visão de negócio é a forma como o estrategista precisa ver a empresa como um todo. Dos objetivos, missão, visão e valores, bem como da cultura organizacional da empresa, e como isso influencia a forma como a empresa se posiciona no mercado.

É preciso entender como a cultura da empresa reflete nas negociações, no produto e no relacionamento com o público e os clientes.

Mas por que ter visão de negócio ajuda nas estratégias de marketing digital.

Imagine que você quer vender para seu público um produto exclusivo e de alta qualidade. Porém a empresa tem a cultura de redução de gastos e custos, simplificação de matéria prima e processos com rápida obsolescência. Será que a expectativa criada pelo Marketing está alinhada com o negócio? Claro que não. Neste caso o estrategista vai achar uma persona condizente com o negócio, além de comunicar com sua audiência de forma mais transparente com a realidade do produto, enfatizando por exemplo um preço acessível.

 

 

2) Instinto de Mercado

 

 

Instinto de mercado é a forma como o estrategista sente as movimentações e tendências de mercado. Mas não é só mudar de direção ao ver que os ventos do mercado estão mudando.

Envolve entender se as mudanças do mercado podem ser absorvidas pelo negócio ou pelos produtos oferecidos e pela forma que são oferecidos.

Como o instinto de mercado ajuda nas estratégias de marketing digital?

No mundo digital as coisas mudam com muita velocidade. Acontecimentos políticos e sociais alteram o comportamento das pessoas na internet. O que hoje pode ser uma frase de impacto que gera conversão, amanhã pode ser interpretada como preconceito ou racismo, por exemplo.

O estrategista precisa sentir o mercado, as movimentações e as tendências. Deste modo poderá criar planos, metas e prazos mais confortáveis e certeiros. Conhecer a persona, o nicho e o público-alvo ajuda a limitar a área de observação do estrategista, e isso reduz muito o risco de fracasso ao montar ou lançar uma campanha.

 

 

3) Sensibilidade com Pessoas

 

 

Marketing trabalha com pessoas para pessoas. Entender o comportamento das pessoas, suas necessidades, dores, anseios e desejos é uma parte fundamental.

Ouvir o consumidor é uma tarefa difícil, e interpretar o que há por trás das intenções do cliente é ainda mais desafiador. Muitos tentam interpretar o cliente usando o método de tentativa e erro, mas vamos combinar que isso não é muito estratégico.

Assim o estrategista precisa saber ouvir, interpretar e analisar pessoas, tanto de forma individual como em grupo.

Por que o estrategista precisa ter sensibilidade com pessoas?

Para responder a esta pergunta, vamos ver alguns dos principais objetivos do marketing:

  • Gerar empatia

  • Disparar gatilhos mentais

  • Persuadir

  • Emocionar

  • Convencer

  • Relacionar

  • Informar

  • Gerar confiança

  • Despertar interesse

 

É impossível causar esses sentimentos em uma pessoa se não há uma identificação do estrategista com a pessoa que vai ser impactada pelo anúncio.

Para saber como emocionar, convencer, persuadir uma pessoa idosa, o estrategista de marketing precisa se colocar no lugar daquela pessoa, e observar o anúncio com os olhos da sua persona. Empatia é a palavra que define essa habilidade. E um bom estrategista precisa ter essa sensibilidade ao olhar o ser humano.

 

 

4) Mestre das Ferramentas e Técnicas

 

 

Os três pontos anteriores estavam focados no lado humano e gerencial, porém como se trata de um mundo digital e tecnológico, é fundamental que o estrategista em marketing também saiba usar as ferramentas de marketing.

Existem inúmeras ferramentas, porém dentro delas podemos destacar:

  • Redes Sociais

  • Ferramentas de Anúncios, como Google Ads e Facebook Ads

  • Ferramentas de análise, como Google Analytics

  • SEO

  • Provedores de E-mail Marketing, como MailChimp

  • RCM

  • Planejadores de Palavras Chaves, como Ubersuggest

  • Land Pages

  • Criação de Conteúdo

  • Inbound Marketing

  • Análise de Concorrência, como Hotjar

  • Análise de Usabilidade, como SimilarWeb

  • KPIs

  • Testes

 

O estrategista precisa saber usar essas ferramentas dentro de um conceito estruturado e direcionado. Existem alguns fundamentos que dão estrutura a um marketing digital de sucesso. Ao criar esses fundamentos percebemos que existe uma lógica por trás dos casos de sucesso, e por isso desenvolvemos a Fórmula Fundamental do Marketing Digital.

Se você dominar todos os fundamentos apresentados nesta fórmula, a sua chance se construir um Marketing Digital de sucesso é muito grande. São fundamentos simples que precisam ser seguidos rigorosamente. E você pode ter esse material de graça, click no botão e baixe o e-book grátis.

 

5) Entusiasta do Novo

Aqui tem uma característica de perfil: gostar de mudanças, de inovações, de aprender. Isto é, um estrategista precisa ser um entusiasta do novo, de tudo que é desconhecido, não somente do que ainda está por vir, mas sim de tudo que se pode aprender!

Sim, é preciso continuar estudando continuamente, e isso deve ser um processo prazeroso.

 

6) Melhorador Contínuo

Existem ferramentas e técnicas no mercado que ajudam profissionais a melhorarem seu desemprenho e continuar melhorando a cada dia até chegar à perfeição.

Para dominar essas ferramentas o estrategista precisa de uma certa qualificação e disciplina.

Pensando nisso que o curso de Marketing Digital Estratégico separou mais de 23 ferramentas para preparar um estrategista de marketing digital. Essas 23 ferramentas estão divididas em 3 grupos:

  • Planejamento

  • Qualidade

  • Melhoria e Controle

 

Ao dominar essas ferramentas o processo de melhoria será natural dentro do processo de marketing e a possibilidade de trazer estratégias e planos mais avançados e mais certeiros é muito maior.

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