Escolha uma Página

Veja neste artigo o que é o OEE e como analisá-lo para melhorar seus processos, garantir maior disponibilidade, performance e qualidade. Um ponto de vista da Manutenção.

 

O QUE É OEE?

O OEE é um indicador que mede a eficiência de um equipamento. OEE é a sigla para Overall Equipment Effectiveness, em inglês, que em uma tradução livre seria Eficiência Global do Equipamento ou Efetividade Total do Equipamento.

Esse indicador é calculado e mostrado em porcentagem, ou seja, um OEE de 100% significa que o equipamento em questão está sendo totalmente eficiente.

Para calcular esse indicador, usa-se a seguinte equação:

OEE(%)  = Disponibilidade x Performance x Qualidade.

Note que o OEE é calculado a partir de outros 3 indicadores: disponibilidade do equipamento, performance de operação do equipamento e qualidade da produção da máquina.

Com base nesse tripé, temos uma visão mais apurada da efetividade do equipamento. Vamos ver melhor cada um deles.

 

DISPONIBILIDADE

A disponibilidade pode ser dividida em três grandes grupos, como você pode ver a seguir.

  • Disponibilidade técnica, física ou de estado: é a disponibilidade física da máquina para algum processo.
  • Disponibilidade inerente: é a disponibilidade gerada pelos processos de manutenção.
  • Disponibilidade operacional: é a disponibilidade do ponto de vista da operação.

Então, a disponibilidade é um indicador que mostra a taxa que um equipamento realmente esteve em condições para operação.

O ideal é que todo o tempo seja usado na atividade que gera lucro: a produção. Por isso, o ideal seria que os equipamentos nunca quebrassem, e que fosse sempre possível estar com a máquina em operação.

Contudo, esse cenário não existe, e deve ser alocado esforço para que o tempo de máquina parada seja sempre bem aproveitado.

Assim, chegamos à taxa de disponibilidade:

Disponibilidade(%) = ( Tempo Produtivo / Tempo Teórico Disponível ) * 100

Valores de meta para disponibilidade são em torno de 90%.

Uma disponibilidade de 100% indica que o equipamento esteve 100% disponível para a operação, não sendo “interditado” em nenhum momento dentro de um período.

A manutenção é um dos processos que mais impactam a disponibilidade. Uma vez que cada parada para manutenção impede a máquina de operar, e isso reduz a disponibilidade.

PERFORMANCE

A performance ou desempenho de um equipamento é a relação do que o equipamento tem possibilidade de entregar (produtividade) em relação ao que realmente foi entregue.

Geralmente, a performance é calculada em termos de volume de produção. Por exemplo, um equipamento pode produzir 100 uni/hora, mas produziu 90 uni/hora, logo a performance foi de 90%.

Contudo, como existe uma relação com o tempo (unidades/tempo) podemos também calcular a performance em termos de tempo. Por exemplo, um equipamento tem possibilidade de produzir por 100 horas, mas produziu somente por 90 horas, logo a performance foi de 90%.

Assim, chegamos à taxa de performance:

Performance(%) = ( Tempo Real de Produção / Tempo Produtivo ) * 100

Valores de meta para performance são em torno de 95%.

Uma performance de 100% indica que o equipamento operou/produziu em sua capacidade máxima (velocidade máxima, peças/tempo máximo, etc) do tempo todo dentro do período.

A manutenção pode e deve melhorar a disponibilidade. Como? Fazendo melhorias e otimizando processos.

 

QUALIDADE

Itens fora dos limites de qualidade (ruins) são descartados, e itens dentro dos limites de qualidade (bons) são aceitos.

Geralmente, a qualidade é calculada em termos de unidades produzidas. Por exemplo, um equipamento produziu um total de 100 uni/hora, mas teve 10 uni/hora produzidas com defeito. Assim, foram produzidas 100 peças boas e 10 peças ruins, o que deu uma taxa de qualidade de 90%, ou uma taxa de defeito de 10%.

Assim, chegamos à taxa de qualidade:

Qualidade(%) = ( Itens Conformes Produzidos / Total Produzido ) * 100

Valores de meta para qualidade são em torno de 99%.

Uma qualidade de 100% indica que o equipamento produziu somente peças boas durante todo um período de operação. Neste caso, mostra que não houve nenhuma anormalidade ou defeito.

O que a manutenção tem a ver com qualidade? Tudo. A manutenção pode garantir que não ocorram anomalias ou defeitos no processo produtivo.

OEE de CLASSE MUNDIAL

Segundo Nakajima (1989), o valor de OEE igual ou superior a 85% deve ser buscado como meta, e ele é considerado de referência, ou seja, de Classe Mundial. Para isso, é preciso alcançar uma taxa para cada um dos fatores de:

  • disponibilidade = 90%;
  • performance = 95%;
  • qualidade = 99%.

Segundo Hansen (2006), um OEE com valor abaixo de 65% é considerado um valor inaceitável.

Contudo, não se assuste se seu equipamento apresenta valores ainda piores, pois é comum que isso ocorra em ambientes nos quais não há TPM em pleno funcionamento.

INDICADOR de OEE

Para melhorar seu OEE o primeiro passo é fazer o cálculo. O que nem sempre é fácil por causa da falta de dados, apontamento e controle.

Por isso desenvolvemos uma planilha que faz o cálculo automático do seu OEE, com apontamento operacional:

No CURSO DE OEE Para GESTORES DE MANUTENÇÃO você tem acesso a esta planilha automatizada, além de aprender a otimizar seu OEE por meio de técnicas e ferramentas específicas aplicadas na área de manutenção.

Este curso é o único que aborda o OEE do ponto de vista da manutenção, que é um dos principais interessados na gestão e na eficiência do equipamento.

Neste curso você será capaz de:

  • Aplicar os 8 Pilares da TPM
  • Identificar e tratar as Grandes Perdas
  • Realizar Planos de Melhorias para seus equipamentos
  • Calcular e Analisar do OEE pela fórmula e pela linha do tempo
  • Analisar dos 3 fatores para direcionar a atuação da manutenção
  • Obter um OEE de Classe Mundial

 

Se você trabalha na área de Manutenção ou Operação você precisa dominar o OEE e usá-lo como uma bússola na melhoria do seu processo.

Inscreva-se agora no curso por apenas 12x de R$ 12,68, conquiste seu certificado reconhecido nacionalmente +Bônus de planilhas +Livros +Área de Membros +Garantia +Suporte +Acesso Personalizado +Videoaulas Exclusivas +Horário Ilimitado.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de OEE PARA GESTORES DE MANUTENÇÃO e faça agora a sua Matrícula, receba seu Login por e-mail, e comece a estudar.

 

Gostou do post? Então curta, comente e compartilhe.

Modular Cursos online